Páginas

sexta-feira, 29 de dezembro de 2023

🎮 Como venci o desafio Trade Routes de Kingdom Two Crowns 👑

Trade Routes

Fazia tempo que eu não falava de jogos específicos, mas como gastei algumas horas de vida para vencer esse desafio, preciso compartilhar a dica. Se uma outra pessoa aproveitar a instrução para passar algumas horas se divertindo até vencer o desafio, já valeu pra mim.

  1. Como funciona?
  2. O que deve ser feito?
  3. Como deve ser feito?
  4. Montarias
  5. Coroas

Quem gosta dos jogos Kingdom, seja Classic, New Lands, Two Crowns ou Eighties, percebe que a graça desse game de defesa de torre é justamente descobrir como as coisas funcionam, já que a tela do jogo não dá dicas. A fantasminha do tutorial só ajuda no começo, mandando você acender fogueira, contratar arqueiro, contratar pedreiro e fazer dois muros. Depois você tem que se virar para descobrir o que fazer.

Então, se você está lendo isto, é porque já passou algumas horas tentando e não conseguiu sacar a lógica de Trade Routes, uma das Ilhas do Desafio. Eu mesma, demorei muito tempo para entender. Foi só este mês, quando eu precisava espairecer a mente depois dos estudos para concurso público, que voltei a esse desafio e tudo ficou bem claro pra mim.

Se ainda não tiver tentado esse desafio, sugiro que experimente primeiro antes de ler as dicas. Pode ser que você consiga entender em poucas horas de jogo, principalmente se não tiver jogado outro desafio imediatamente antes. Não quero tirar o prazer da descoberta.

E também vou dar as dicas presumindo que você já joga Kingdom Two Crowns e já sabe como funciona o modo Campanha, inclusive sabe como destruir os portais, inclusive nas cavernas.

Como funciona?

Na primeira ilha de Trade Routes, é sempre INVERNO, não tem tesouros, não tem comerciante pagando impostos nem acampamentos para contratar mais empregados. Por isso, inicialmente dá aquele desespero de não saber como sobreviver numa ilha com pouca caça e sem lavoura. Nas minhas primeiras tentativas, eu achava que precisava ficar nela um certo número de dias para o VERÃO voltar, mas nunca aconteceu, então percebi que é uma ilha polar e o inverno nunca termina.

Na segunda ilha, é sempre VERÃO. Nela, você consegue: comerciante pagando as moedas dos impostos, empregados, montaria lucrativa, tesouros de moedas, lavouras… Tudo do bom e do melhor, como numa ilha tropical. Então é a ilha onde é possível acumular ouro e muitos empregados.

Em cada ilha, existem 4 portais no meio da floresta (dois de cada lado), 1 portal de doca num extremo e 1 portal de caverna noutro extremo.

Para facilitar, vou chamá-las de ilha INVERNO e ilha VERÃO.

O que deve ser feito?

Então, para completar tudo e conseguir a coroa preta, é preciso, no mínimo 4 estadias, duas na ilha INVERNO e duas na VERÃO:

  1. primeira estadia - ilha INVERNO:
    • fazer o barco logo. Sem possibilidade de quebrar portais ou acumular muito ouro, o objetivo é ir o mais cedo possível para a ilha VERÃO.
  2. segunda estadia - ilha VERÃO:
    • ativar a primeira mina, de pedra e elevar a cidade ao nível máximo permitido por essa mina, podendo assim construir muros fortes e ter cavaleiros;
    • começar o barco o mais cedo possível;
    • encontrar a nova montaria que produz ouro para viajar com ela;
    • antes da viagem, acumular muito ouro no saco e muitos empregados, o que vai facilitar as coisas na ilha INVERNO;
    • também recomendo quebrar todos os portais até a doca e fazer o farol, assim terá barco pronto quando voltar e poderá se concentrar em quebrar os portais que restam.
  3. terceira estadia - ilha INVERNO:
    • ativar a segunda mina, de ferro. Essa mina só fica disponível após ativar a primeira, que está na ilha VERÃO;
    • começar o barco o mais cedo possível para ter rota de fuga. Como essa ilha é mais difícil, pode ser necessário fugir antes de quebrar todos os portais;
    • elevar a cidade ao nível máximo;
    • tentar quebrar todos os portais, inclusive o da caverna.
  4. quarta estadia - ilha VERÃO:
    • quebrar todos os portais, inclusive a caverna.

Só precisará viajar mais vezes se for necessário fugir de alguma ilha antes de completar essas tarefas, o que é mais provável quando estiver pela segunda vez na ilha INVERNO.

Como deve ser feito?

Vou começar com os erros comuns nas minhas primeiras tentativas.

Meus erros na ilha INVERNO:

🚫 Erro | Insistir numa fase em que o barco está MUITO longe da cidade.
✅ Melhor | Reiniciar o jogo e torcer para ter mais sorte da próxima vez. Se o barco estiver muito longe, é difícil terminá-lo para avançar à próxima ilha.

🚫 Erro | Contratar imediatamente todos os desempregados que estão na cidade.
✅ Melhor | Reservar alguns desempregados para contratar quando já tiver foice, assim eles poderão ser agricultores e coletar frutos nos arbustos. Geralmente são 10 desempregados, logo uma boa distribuição pra mim é ter 2 pedreiros, 4 arqueiros e 2 agricultores. Para liberar o vendedor de foices, é preciso aumentar o nível da cidade para o 3º e construir pelo menos dois muros de um dos lados da cidade.

🚫 Erro | Incomodar a mãe javali antes da hora.
✅ Melhor | Quando estiver explorando os limites da ilha, tenha cuidado com a javali. Só a incomode se já tiver um bom muro daquele lado e arqueiros o bastante para abatê-la e encher o saco de moedas, o que dificilmente acontecerá na primeira estadia.

🚫 Erro | Se esquecer que tem poucos funcionários e tocar o sino do barco antes da hora.
✅ Melhor | Encher o barco com pelo menos 12 moedas no saco: 2 para tocar o sino e 10 para iniciar a viagem.

Meus erros na ilha VERÃO:

🚫 Erro | Não pegar a montaria que produz ouro.
✅ Melhor | Pode ser antes ou depois de quebrar algum portal, mas é preciso ir atrás da montaria que produz ouro para viajar com ela à ilha INVERNO. Sem essa fonte de moedas, vai ser difícil ter o suficiente para elevar o nível da cidade, fortalecer os cavaleiros e atacar os portais.

🚫 Erro | Não ir logo atrás da mina de pedra.
✅ Melhor | Com o saco cheio de moedas, é preciso esperar o fim de um ataque e correr para chegar à mina de pedra. Como ela está depois de portais perigosos, é preciso se arriscar, já que sem essa mina ativa, também não é possível quebrar os portais de nenhuma das ilhas. Como não sabemos onde está essa mina, a tentativa de encontrá-la pode ocorrer sem moedas. Porém, acho mais produtivo já ir com moedas para o caso de você ter ido para o lado certo.

🚫 Erro | Voltar para a ilha INVERNO antes de ter farol.
✅ Melhor | Não há necessidade para voltar à ilha INVERNO, onde a situação é precária, antes de quebrar ao menos todos os portais do lado da doca. Conquistando o farol, você já terá um barco quando voltar a essa ilha e assim concluirá tudo em menos dias.

Meus erros nas duas ilhas:

🚫 Erro | Não começar o barco o mais cedo possível.
✅ Melhor | É bem rápido concluir o barco na primeira estadia, sendo essa a única meta nessa primeira fase do jogo, então é melhor deixá-lo pronto assim que tiver moedas e for seguro mandar seus dois pedreiros para essa construção. Passar mais dias na ilha INVERNO só serve para correr o risco de ataques mais perigosos. Já na ilha VERÃO, o barco demora muito para ficar pronto, sendo exatamente esse o motivo para começá-lo o mais cedo possível.

🚫 Erro | Ao iniciar a viagem no barco, apertar o botão A para ir logo à próxima ilha.
✅ Melhor | Deixar o barco seguir a velocidade normal até a doca porque os arqueiros vão atirar nos portais do caminho, causando os primeiros danos e facilitando o trabalho na próxima estadia nessa mesma ilha. Isso é mais comum na primeira estadia da ilha INVERNO, já que na ilha VERÃO você tentará quebrar tudo até a doca para ter farol e barco pronto quando voltar.

Montarias

Você pode jogar o desafio Trade Routes em duas terras diferentes. Em ambas, a primeira montaria na ilha é o Veado. Use-o para atrair outros veados à cidade, para que sejam abatidos pelos arqueiros e gerem 3 moedas por animal.

No VERÃO da Norse Lands (terras nórdicas), você pode trocar o Veado pelo Javali Dourado. Ele cava o chão (botão RT) e de vez em quando encontra moedas. Ele também aumenta a produtividade das lavouras. O problema é que ele é muito lento e se cansa rapidamente. Eu sempre o levo para a ilha INVERNO, mas não tenho paciência para ele na ilha VERÃO, já que o Veado corre muito rapidamente (apesar de também se cansar logo). O Javali Dourado também não serve para provocar a mãe javali, já que é mais lento e cansado do que ela.

No VERÃO das Dead Lands (terras mortas), a montaria disponível é o Unicórnio que caga ouro nalgumas vezes em que pasta. Ele é rápido e demora a se cansar. Uma vez que ativo essa montaria, não troco mais.

Lembrando que em Dead Lands, ainda é possível ativar o poder de se transformar em morcego para voar, o que é mais rápido que qualquer montaria e ajuda a fugir rapidamente tanto dos ladrões no meio da floresta como da caverna prestes a explodir.

Coroas

Coroas de Trade Routes

Com essas dicas e alguma prática, você conquistará todas as coroas do jogo individual, que são:

  • 👑 Coroa de bronze | destruir 1 dos portais da floresta;
  • 👑 Coroa de prata | destruir os 2 portais em docas (nas duas ilhas);
  • 👑 Coroa de ouro | destruir os 10 portais (5 em cada ilha), exceto cavernas;
  • 👑 Coroa amaldiçoada (preta) | destruir as 2 cavernas também, mas em menos de 53 dias.

Mais dicas sobre Trade Routes você encontra na página:

Até mais!



Pix meutedio arroba mail ponto com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.