Páginas

segunda-feira, 14 de novembro de 2022

💳 Rico agora tem conta corrente e cartão de crédito

Mulher olhando para um cofrinho laranja em formato de porco

A corretora digital Rico, vinculada à XP Investimentos, durante muito tempo ofereceu apenas opções de investimento. Foi a primeira corretora na qual investi, numa época em que não tínhamos tantas opções como hoje.

Antes da opção de conta corrente, a conta de investimentos Rico só recebia TED do próprio titular. Ao resgatar algum dividendo/lucro/juro, o prazo para esse dinheiro cair numa conta corrente era longo demais para quem precisava de liquidez diária. Por isso, acabei usando também outras duas corretoras, Sofisa e Modalmais.

Hoje em dia, praticamente todos os bancos digitais também são corretoras, permitindo investimentos em Tesouro Direto, CDBs, debêntures, ações… Parecia natural o caminho inverso: a corretora Rico, uma das pioneiras digitais no Brasil, passar a oferecer serviços bancários. Mas até que demorou e só agora, em novembro de 2022, a Rico está abrindo aos investidores a opção de ativar cartão de crédito e conta corrente.

Notei que as duas opções são independentes, o que é muito bom. É possível ativar o cartão de crédito sem ter a conta corrente e vice-versa. O limite pré-aprovado do cartão usa como base a quantidade de dinheiro que atualmente está investido pela Rico.

Com a opção de conta corrente, ficou mais fácil receber dinheiro de terceiros, transferir entre a conta corrente e a conta investimento, realizar pagamentos, usar as facilidades do Pix e tudo mais que uma conta bancária digital oferece.

Apesar de estar tudo num aplicativo só, o resgate de dinheiro da conta investimento (corretora) para a conta corrente (banco) ainda não é imediato (não tem liquidez instantânea) e está restrito a dias úteis (segunda a sexta, exceto feriados) das 9h às 17h. Pedindo a transferência fora desses horários, o dinheiro só vai para a conta corrente no próximo dia útil.

Atualmente, não acho que a Rico seja uma boa opção de corretora para quem está começando. Mas, para quem já tem dinheiro investido, ativar a conta digital pode trazer algumas facilidades. E dependendo da quantidade de dinheiro já investido na Rico, o cartão de crédito também pode ser útil.

Para quem ainda não tem corretora, sugiro começar a investir no seu próprio banco digital ou, no caso de preferir manter tudo separado, um segundo banco digital de sua preferência.

Para reserva de emergência, 99 Pay é uma boa opção atualmente, rendendo 220% do CDI até R$ 500,00. Lembrando que o recurso de rendimento pode ser usado dentro do mesmo aplicativo que você usa para chamar carro, sem necessidade de instalar outro.

Até mais!



Pix meutedio arroba mail ponto com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.