quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Quer gastar apenas com o necessário? Mantenha sua lista de compras atualizada

Texto publicado originalmente no blog Melhorada Mente.


Existem várias formas de evitar os estímulos às compras que os candidatos a minimalistas já estão colocando em prática, mas quando a gente tem tendência ao consumo compulsivo ou impulsivo, além de evitar os estímulos precisamos manter atualizada a nossa lista de compras e serviços.

Parece contraditório para muita gente, mas a dica de hoje não é exatamente sobre não comprar, mas sim sobre parar de consumir por compulsão ou impulso e criar o hábito de adquirir apenas bens necessários e de forma planejada.

Quantas vezes você comprou algo que já tinha e deixou de comprar algo do qual realmente estava precisando? Essa dica é pra você, ou melhor, para todos nós.

Consumo compulsivo e consumo impulsivo

Consumo compulsivo é quando a gente tem tendência a comprar coisas que não precisa porque já tem. Conheço homens e mulheres que têm compulsão por relógios, gravatas, cintos, calçados, perfumes, roupas, LPs, CDs, livros… Se você compra mais do que precisa e até do que consegue usar, você tem uma compulsão consumista.

Eu, por exemplo, já consegui vencer minhas compulsões por relógios, livros, calçados… e atualmente ainda luto contra a minha compulsão por perfumes.

Consumo impulsivo é quando a gente compra algo que não tinha planejado. Pior ainda é quando é algo do qual a gente não está precisando, mas pode ser também uma compra útil, só que fora de hora ou feita da forma incorreta. Exemplo: comprar uma geladeira nova à vista e ficar sem dinheiro para pagar o aluguel; alternativas: (1) juntar o dinheiro antes de comprar, (2) parcelar para não comprometer o dinheiro do aluguel, (3) comprar uma geladeira usada em bom estado de conservação.

O consumo compulsivo às vezes é impulsivo e outras vezes é planejado, mas em ambos os casos estamos abrindo mão da racionalidade ao adquirir algo desnecessário que quase nada vai acrescentar em nosso conforto e bem-estar.

E ainda existem aquelas pessoas que são simplesmente desorganizadas: apesar de não terem tendência ao consumo por causa emocional, acabam caindo no consumo impulsivo ao tentar lembrar tudo de cabeça.

E é aí que entra a lista de compras e serviços

Eu compro muitíssimo mais pela internet usando o computador do que em loja de rua ou de shopping, por isso minha lista de compras e serviços fica em um documento com atalho na área de trabalho do Windows.

Sempre que eu me lembro de algo que preciso, anoto na lista. Atualmente ela tem itens como:

  • Consertar o registro do chuveiro
  • Umidificador de ar (o meu quebrou no auge do tempo seco e nunca mais comprei outro)
  • 4 varões para cortinas e 4 cortinas (nunca comprei por causa dos gatos, mas acho que vou me arriscar)
  • Mural de cortiça
  • Escada doméstica
  • Mala pequena com rodinhas
  • Pincel para base líquida

Parece engraçado colocar na mesma lista conserto, umidificador, cortina e pincel para maquiagem, mas é exatamente uma das praticidades da lista única: definir prioridades. Veja como assim ficou mais fácil:

  1. Se tenho algo estragado em casa que está causando desperdício e incômodo, como o registro do chuveiro, é mais lógico pagar por isso primeiro, antes de comprar um objeto novo.
  2. Se preciso de produtos para aumentar minha qualidade de vida em casa, como umidificador e cortina, esses produtos também devem estar entre os primeiros itens da lista.
  3. Produtos que vou usar esporadicamente, como a mala, e para o qual ainda tenho substituto, como o pincel, podem ficar no fim da lista.

Antigamente eu tinha listas separadas de acordo com o tipo de produto ou com a loja, mas percebi que isso não me ajudava a definir prioridades e também me levava a algumas compras desnecessárias.

Agora só tenho duas listas: essa, que fica em um arquivo do computador, e a do supermercado, que é de papel e fica na cozinha.

E se eu entrar no site de alguma perfumaria para comprar produtos pra mim ou pra revender, vou me lembrar do pincel para base líquida.

Pesquisa e monitoramento de preços

Outra vantagem de manter a lista no computador é fazer monitoramento de preços nas lojas on-line. Vou salvando os links e os preços dentro do documento, assim quando estiver mais caro que o normal, eu vou saber para continuar adiando a compra de algo que está no topo da lista.

E se algo que está na base da lista aparecer com um preço realmente incrível, eu também vou saber para antecipar a compra e economizar meus reais.

Antes de fazer sua própria lista…

Sua lista de compras e serviços pode ficar no computador, no celular, na bolsa, na geladeira… Mas é melhor que fique onde você pode acessar em um momento de dúvida ou quando bater vontade de gastar dinheiro.

Se você consome mais em lojas de rua ou no shopping, faz mais sentido deixar sua lista no celular ou em um papel dentro da bolsa. Assim, quando você sentir dinheiro de gastar com aquela blusa da vitrine, reúna toda essa vontade de gastar dinheiro e vá para a as Lojas Americanas comprar as toalhas de banho das quais você realmente está precisando.

Se você usar um recurso como Evernote, One Note, Simplenote ou Google Keep, pode manter sua lista sincronizada no computador, no celular e no tablet.

Até mais!

Fotos: Pixabay

Pix meutedio arroba mail ponto com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.