quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Chegou a hora: avaliação de 2017 e resoluções para 2018

Texto publicado originalmente no blog Melhorada Mente.


Dividir o tempo em anos e meses é apenas uma convenção, mas como todo o nosso sistema - impostos, contratos, ano letivo - foi organizado em torno dessa convenção, dezembro é sim um excelente ano para avaliar o que passou nos últimos doze meses e planejar o ano seguinte.

Como foi 2017 pra você?

É muito importante fazer essa avaliação individual para não se deixar contaminar pelas notícias negativas e por problemas externos que ainda não nos afetaram diretamente. E também para não correr o risco de dar uma de Whindersson:

O youtuber Whindersson Nunes foi duramente criticado por ter publicado esse tuíte reclamando de 2017. Quem acompanha o humorista sabe que ele demonstra estar muito feliz em seu namoro, conheceu vários países da Europa este ano, afirmou já ganhar como cachê 80% do que ganha o Justin Timberlake e em novembro comprou um jato. Provavelmente o tuíte foi uma tentativa de ser empático e engraçado, mas soou hipócrita e condescendente. Ano bosta para quem, jovem?

Infelizmente o Whindersson é só um exemplo porque diariamente ouço muitas pessoas bem-sucedidas que reclamam de tudo, sem um pingo de gratidão por estar em uma situação confortável, cheia de realizações e com salário muito acima da média. Ter empatia pela situação do outro não é sinônimo de fingir estar nessa mesma situação.

Avalie em detalhes o seu ano de 2017: seus progressos, suas decepções, suas conquistas, seus fracassos. Considere todos os âmbitos: família, trabalho, hobby, vida social… Provavelmente você encontrará vitórias e motivos para ser grato. É também assim que você vai conseguir motivação para continuar. Não se deixe confundir por causa da situação na política e na economia do país porque nossa vida vai muito além disso.

Planeje o futuro próximo

A partir da avaliação do ano que passou vamos planejar e organizar nosso 2018. Mas nada de fazer uma lista enorme e sem prazos. Já passamos dos 13 anos de idade, então sabemos que não é assim que os sonhos se realizam. Querer coisas demais ao mesmo tempo é apenas caminho certo para a frustração.

Seus sonhos e objetivos têm que ter reflexo em suas ações. Se seu objetivo para 2018 é aprender ou aprimorar outra língua, por exemplo, se organize para imergir nesse idioma em várias situações ao longo do dia, como assistindo TV, lendo sites de notícias, ouvindo música e podcasts. Se você quer transformar seu trabalho autônomo em empresa, comece agora mesmo a buscar informações com seu contador e no site do Sebrae. Quer passar em um concurso público? A internet também está aí cheia de conteúdo gratuito para você estudar e treinar.

E, reforçando o que já falei anteriormente, nada de fazer listas irreais. O segredo para conquistar muitas coisas é se dedicar a uma de cada vez. Você até pode ter um grande objetivo no âmbito familiar, outro no âmbito educacional/profissional, outro no âmbito de realização pessoal, mas os três têm que estar sintonia, um não pode atrapalhar o outro e não se esqueça que um grande objetivo já é composto por pequenas metas que você terá que cumprir diariamente.

E enquanto você está imerso trabalhando em um grande projeto, outras áreas da vida ficam no modo manutenção. O site Mude.Nu tem textos muito interessante explicando isso, um deles é "7 passos para uma vida equilibrada com os ciclos de imersão e manutenção".

Evolua com as mudanças de hábito

Os objetivos que envolvem mudanças de hábito, como parar de beber refrigerante ou passar protetor solar todos os dias, funcionam melhor quando a gente conta para familiares, colegas e amigos. Vários aplicativos também ajudam nessa tarefa. O segredo é focar em um dia de cada vez porque depois que o hábito fica enraizado, é só questão de manter.

Escolha seu sistema de anotações

Um diário, uma agenda, um planner, um bullet journal, uma planilha, um aplicativo… Existem várias formas de se organizar para não perder o foco nem correr o risco de repetir tarefas já realizadas. Escolha o que funciona melhor pra você e atualize pelo menos uma vez por semana. Em alguns casos, a atualização diária é a mais recomendada.

Faça seu 2018 melhor!

Espero que aproveitem essas dicas iniciais! A ideia é terminar 2018 com a sensação gostosa de ter evoluído em alguma área, de ter realizado alguma coisa positiva. Com foco e dedicação, muita coisa é possível!

Para aqueles que não têm com quem compartilhar diariamente seus sonhos e avanços, criei um grupo de motivação mútua no Telegram: t.me/joinchat/AgVosxKrRIRMV4pcssGGZw.

Pronto! Agora estamos juntos realizando nossos sonhos para 2018!

Fotos: Pixabay
Pix meutedio arroba mail ponto com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.