sábado, 7 de abril de 2018

Sem adicionar açúcar, por favor!

Texto publicado originalmente no blog Melhorada Mente.


A doçura genuína!

Esta sendo um semestre muito difícil pra mim e pra todo mundo que conheço, mas no meio dessa loucura toda, uma pequena vitória: parei de comprar achocolatado e não adiciono açúcar ao café, que geralmente tomo com leite.

Pra quem não não está entendendo nada, vou explicar por partes.

Sou viciada em café com leite. Não é só hábito, é vício mesmo. Vício forte.

Das 15h horas em diante, não posso mais tomar café porque me tira o sono, então geralmente eu tomava leite com Toddy ou com Ovomaltine.

Várias vezes eu tentei parar de tomar café. Várias vezes eu tentei parar de tomar leite. Mas nada disso funcionou porque sucos naturais são muitíssimo mais caros do que leite. A troca até parece funcionar nos primeiros dias, mas depois de 15 dias já não tenho dinheiro para continuar comprando. Leite de amêndoas é outra bebida que quero experimentar, mas ainda está muito fora do meu orçamento.

Até pouco tempo atrás eu bebia leite com café adoçado. Em casa eu usava açúcar mascavo, por ter mais nutrientes, mas também tomo café com leite em lanchonetes e restaurantes, onde eles só têm açúcar cristal mesmo.

Sou uma péssima dona de casa, então várias vezes eu deixava o açúcar mascavo acabar e tinha que tomar leite com o café "amargo" até receber o próximo salário para conseguir comprar mais açúcar. Percebi que eu conseguia tomar e satisfazer meu vício, mas tomava menos café com leite, o que é bom. Então tive a ideia de parar de adoçar o café com leite para conseguir beber menos café com leite.

Há décadas eu flerto com a ideia de diminuir o açúcar (trocar açúcar cristal por açúcar mascavo foi um passo importante), mas sentia que meu paladar ainda era "infantil" demais para deixar de adoçar certos alimentos.

Mas o tempo passou e meu paladar evoluiu. Recentemente notei que raramente adoço suco de fruta, não gosto mais de frutas muito doces (como amora) e consigo passar muitos meses sem comer chocolate ou qualquer outro doce sem nem sentir falta. Vale lembrar ainda que já faz 20 anos que não bebo refrigerante. Então percebi que meu paladar já é adulto o bastante para diminuir ainda mais o açúcar, parando de adoçar o café.

Para aumentar ainda mais minha motivação, fui ao YouTube e fiz maratona de vídeos que falam sobre os muitos efeitos negativos do consumo exagerado de açúcar:

Nicole Avena no TED-Ed

The Health Nerd

Brith Side

Dr. Josh Axe

Juliano Pimentel

Já faz semanas que em casa só bebo leite com café sem açúcar e, dependendo da marca, consigo beber o café puro sem açúcar também. Agora consigo notar o que antes eu não conseguia: o café, mesmo puro, já tem uma doçura natural que a gente só consegue sentir depois de alguns dias bebendo café sem açúcar.

Se você bebe café demais e quer diminuir, parar de adoçar o café pode ajudar. Talvez o vício em café na verdade seja um vício em café adoçado.

Como também parei de comprar achocolatado em pó, depois das 15h bebo água, água com limão ou uma infusão gelada de camomila, mel e baunilha, que já tem com a doçura natural dos ingredientes. Não gosto de chá, mas já consegui beber chá verde gelado, o próximo passo é conseguir beber sem adicionar açúcar.

Deixo claro que não cortei o açúcar da minha dieta. Frutas, leite, café e castanhas continuam fazendo parte do meu cardápio. Só parei de adoçar porque me contento com o açúcar que esses alimentos têm naturalmente.

Até mais!

Foto: Pixabay
Pix meutedio arroba mail ponto com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.