sábado, 8 de abril de 2017

🌹 7 utilidades dos frasquinhos spray para perfumes

Gente, estou apaixonada por esses frasquinhos! Já faz mais de dez anos que sou viciada em perfumes e só agora descobri a praticidade desses pequenos frascos com spray.

Comprei alguns com a ideia de vender frascos menores de perfumes menos conhecidos dos quais estou me desapegando (como o Figo da Turquia, da Phebo), mas descobri que eles têm diversas utilidades. Como amante assumida de perfumes, não vou mais viver sem um bom estoque deles!

Vou contar pra vocês algumas facilidades que já descobri:

🖤 1. Carregar na bolsa, levar na viagem

Eu já conhecia aqueles frascos mais sofisticados, com embalagem externa de alumínio, mas eles são caros e funcionam bem para quem tem um perfume favorito. Para quem tem muitos perfumes queridos, como eu e provavelmente você também, comprar essas embalagens genéricas, mais simples, com frasco de vidro e spray de plástico, é a opção mais em conta.

Os primeiros frascos que comprei foram os de 15 mL e achei a medida e o formato perfeitos: cabem na palma da mão, cabem na nécessaire, cabem até no meu estojo de canetas.

🖤 2. Guardar um pouco do perfume usado que você vai vender

Antes de vender/doar um perfume usado porque não encontra as ocasiões certas para usá-lo, recomendo guardar um pouquinho dele em um frasco de, no mínimo, 5 mL.

Por exemplo, se você ama o perfume, mas vai vender/doar porque ele é mais adequado para o frio e sua cidade é quente, guarde um frasquinho para usar quando você tiver a oportunidade de visitar um lugar frio.

O mesmo pode acontecer com um perfume que é perfeito para situações noturnas, mas você é uma pessoa diurna que raramente sai depois das 19h. Quando surgir a oportunidade, seu frasquinho está lá guardadinho e pronto para ser borrifado.

Caso você esteja vendendo/doando porque enjoou do perfume, acho bom guardar um pouco também porque pode ser apenas uma fase e um dia, daqui a meses ou anos, aquele seja o perfume perfeito para o momento.

Depois que percebi essa utilidade dos frasquinhos, lamentei centenas de frascos de perfumes que doei ou vendi sem guardar um pouco antes.

🖤 3. Dar o mesmo perfume para várias pessoas ao mesmo tempo

Muitas vezes, mais prazeroso ainda do que vender um perfume usado é dar de presente para amigos, colegas e parentes que gostam da fragrância. Mas se for um perfume muito elogiado, você vai ficar em dúvida sobre quem presentear.

Agora que você conhece os frasquinhos, não precisa ficar em dúvida mais: divida o líquido em frascos menores para presentear várias pessoas.

Antes, você tem que estimar quantos mililitros ainda tem no frasco, saber o número de pessoas que serão presenteadas e decidir o tamanho dos frasquinhos que você vai comprar.

🖤 4. Dar uma amostrinha para alguém

Talvez você queira apenas dar um pouquinho do perfume para outra pessoa experimentar, mantendo o frasco original com você. Os frasquinhos de 5, 10 e 15 mL são ótimos para isso.

🖤 5. Fazer compra coletiva de um mesmo perfume

Você e suas amigas são tão unidas que decidiram que vão usar o mesmo perfume: Chance da Chanel. Mas ele custa caro, então vocês fazem uma vaquinha, compram um frasco de 100 mL e dividem entre quatro pessoas usando frascos genéricos de 25 mL, entre dez pessoas usando frascos genéricos de 10 mL… Sem dúvida vai ficar bem mais em conta pra cada uma.

🖤 6. Usar um perfume com spray estragado

Eu tenho um Rouge Royal (Marina de Bourbon) com spray estragado que não uso há anos, mas agora eu sei o que vou fazer: colocar ele em frascos de 15 mL. Vou ficar com um, dar um para minha mãe (porque ela também gosta do perfume), dar outro para minha irmã, vender o que sobrar porque já estou um pouco enjoada do cheiro.

🖤 7. Demonstrar perfumes que você vende ou revende

Revendo e já revendi várias marcas de perfumes, então eu sei que aqueles flaconetes com as fragrâncias sempre custam muito caro para as revendedoras, já que raramente eles chegam como brindes. Sem falar que, como eles não têm spray, quando o frasco escorrega na sua mão ou na mão d@ cliente, vai tudo por água abaixo, ou melhor, perfume abaixo.

A dica é comprar o maior frasco da fragrância, para pagar o menor preço pelo mL, e colocar em um frasco menor, entre 5 e 15 mL. Esse é o frasco que você vai carregar para demonstrar para as clientes. O frasco original, bem mais pesado, você guarda em casa para reposição.

🖤 Mais dicas

Não confie na memória, sempre identifique os frascos. Como você pode ver na foto, atualmente estou escrevendo à mão em post-its coloridos colados com uma fita adesiva transparente e larga, mas há outras formas de fazer essa identificação, como, por exemplo, etiquetas adesivas e fita crepe.

Se o spray do perfume original não for de rosca, a melhor forma de retirar a fragrância sem danificar o frasco original nem desperdiçar produto é usando uma seringa. E é claro que a seringa de um perfume não pode ser usada em outro.

Pela internet, você pode comprar os frasquinhos genéricos pelos sites Mercado Livre, Elo7 e Império das Essências, sendo que tenho comprado pelo Império das Essências.

Comprar pessoalmente quase sempre fica mais barato, mas por falta de tempo de ir às lojas (que ficam em bairros distantes daqui), pra mim ficou mais em conta comprar pela internet mesmo.

Eu evito usar os termos decant e decantar porque, de acordo com o significado na química, essa nomenclatura me soa extremamente errada. Mas a maioria das pessoas do mundo chama assim.