quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Se quer mais amor, não compartilhe o ódio

Texto publicado originalmente no blog Melhorada Mente.


O mundo está ao contrário e quase todo mundo já reparou. Mas tem uma maluquice que me intriga um pouco mais do que as outras: as pessoas estão o tempo todo divulgando notícias e mensagens de violência e ódio com as quais juram não concordar.

Se você quer mais ternura no mundo, porque compartilha mensagens violentas?

Se você quer espalhar o amor, por que você dá tanto destaque para o ódio, compartilhando esse conteúdo terrível em suas redes sociais?

Se você quer que os agressores mudem de comportamento, porque você os recompensa gerando exatamente o que eles buscam: balbúrdia e visibilidade?

Se você quer que os agressores sejam banidos das redes sociais, porque você segue perfis e páginas que incentivam esse tipo de comportamento ao compartilhar as mensagens?

Se você quer que os haters busquem algo melhor para fazer, porque você perde tempo respondendo suas mensagens?

Se você quer que uma pessoa perigosa seja punida, porque você compartilha a ameaça nas redes sociais e se esquece de ir à delegacia?

Se você quer um mundo mais amoroso, porque não compartilha notícias e mensagens que incentivam sentimentos positivos como gentileza, solidariedade e gratidão?

Se você quer transmitir exemplos positivos, porque compartilha notícias sobre assassinatos e não compartilha notícias sobre os avanços da ciência?

Que o ser humano é complexo e paradoxal, sempre soube, mas por que perdemos tanto exatamente com o que queremos evitar, isso é um grande mistério pra mim.

Antes de curtir, comentar ou compartilhar qualquer conteúdo nas redes sociais, pense em como aquilo poderá tornar melhor a vida de alguém. E nem estou falando de relevância. Pode ser um gatinho dançando Despacito, se você acha que vai fazer alguém sorrir, já significa que pode tornar o dia de alguém melhor.

Mas publicar algo só para espalhar o ódio, o medo, o desespero, a violência… será que vale a pena? Suspeito que não.

Mesmo entre os sites especializados em denúncias desse tipo, poucos são os que realmente ajudam a punir os agressores. A maioria está apenas contribuindo com eles, espalhando suas mensagens de ódio.

A internet é uma ferramenta maravilhosa, desde que usada de forma consciente e com propósito. Se queremos menos ódio, vamos espalhar o amor. Se queremos pessoas mais fortes, vamos mostrar quem superou as próprias dificuldades. Se queremos uma geração mais evoluída, vamos compartilhar educação.

Não se trata de tapar o sol com a peneira. Se tratar de valorizar o que merece ser valorizado. De compartilhar o que as pessoas merecem receber. A carniça a gente deixa para ratos e urubus.

Fotos: Pixabay

Pix meutedio arroba mail ponto com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.