domingo, 26 de fevereiro de 2023

🧶 Aprenda crochê pelo YouTube

Crochê é um hobby de infância que retomei durante a pandemia. Apesar de eu ter feito os primeiros pontos quando criança, acredito que hoje é possível para uma pessoa adulta iniciante aprender diretamente no YouTube.

Fazer crochê é uma atividade repetitiva, meditativa e, intrinsecamente, silenciosa. Com a prática, você conseguirá fazer crochê ouvindo música, podcast e até assistindo vídeos.

Como em todo artesanato, o prazer está no movimento, no tato com a textura da peça e na realização de ver a obra pronta. Se for algo útil para sua rotina, o prazer será contínuo sempre que olhar, sentir e usar a peça que você teceu.

💸 O que comprar?

Para quem ainda não sabe se gosta ou não de fazer crochê, mas tem curiosidade de descobrir, uma forma de começar sem gastar muito é comprar um rolo de barbante barato e apenas a agulha indicada no rótulo. Na imagem abaixo, é possível ver que a agulha de crochê indicada é a de 3,5 mm, que oralmente chamamos de agulha três e meio. Observe também que a indicação para agulha de tricô é diferente, então cuidado para não confundir.

Barbante escolar EuroRoma

Sobre o tamanho da agulha, o ajuste pode variar de acordo com:

  • a forma como você se sente confortável ao tecer; tem gente que prefere o fio apertado, tem gente que prefere mais folgado;
  • o tipo de ponto e o padrão (desenho) porque tem ponto/padrão que só fica bonito apertado e tem ponto/padrão que só fica bonito folgado;
  • o resultado desejado, porque talvez você queira uma peça com buraquinhos nos pontos folgados, pode ser que você queira uma peça bem fechadinha (o que é muito útil para fazer bolsas/roupas sem forro interno).

Por isso, um fio com recomendação de agulha 3,5 também pode ser usado com agulha 3 mm ou com agulha de 4 mm. Tendo as três agulhas para testar, você perceberá as diferenças no resultado da peça.

Agulhas de crochê com cabo emborrachado

Se puder investir um pouco mais, fios de algodão mercerizado, como Amigurumi e Amigurumi Maxi da marca Círculo, são gostosos de tecer e resultam em peças macias com cores bonitas, sendo assim muito versáteis.

Outra informação importante é que fio de cor clara é mais adequado para quem vai crochetar à noite ou em ambiente sem luz solar. Mesmo com lâmpadas muito claras, a visão dos pontos escuros fica prejudicada usando apenas luz artificial, principalmente se for um ponto mais apertado.

Resumindo:

  • Fio:
    • menos investimento: barbante de algodão;
    • mais investimento: fio de algodão mercerizado.
  • Agulha:
    • menos investimento: agulha de metal no tamanho exato indicado no rótulo do fio.
    • mais investimento: três agulhas de metal com cabo emborrachado. Além do tamanho indicado no rótulo do fio, compre uma meio milímetro abaixo e outra meio milímetro acima.

Como iniciante, evite:

  • Barbante de sizal - é duro e a peça fica com um formato irregular se não tiver prática.
  • Fio de lã - desfia muito.
  • Fio de malha e fio náutico - deslizam muito e também exigem muita prática para os pontos ficarem uniformes e bonitos.
  • Agulha de madeira - são para fios muito lustrosos que deslizam muito em plástico ou metal, como o fio náutico.
  • Agulha de plástico - geralmente tem numerações maiores e é usada com fio de malha.

Não estou subestimando a capacidade de alguém aprender com um fio difícil, mas sem dúvida terá mais dificuldade para ver um resultado bonito, podendo até desistir do hobby. Melhor começar com um fio que já resultará em peças bonitas e assim ter autoestima para tentar novos desafios.

🧦 O que tecer?

Quando eu retomei o hobby, comecei com peças pequenas para aproveitar restos de fios que eu guardava desde a infância. Mas começar com peças pequenas é o ideal também para iniciantes porque é grande a ansiedade de ver a primeira peça pronta. E vendo os primeiros trabalhos prontos, a gente tem mais motivação para tentar peças maiores.

💮 Descanso de copo

O Samuel Ramos, maravilhoso professor do canal Blog do Crochê, ensina a fazer um lindo descanso de copo - que em tamanho maior também pode ser um descanso de prato, descanso de panela, forro de mesa… Tenho dois decansos de copo que fiz com esse tutorial e me lembro de ter ficado muito orgulhosa porque foi a primeira vez que consegui fazer peça circular plana, com os aumentos certinhos, sem enrugar nem encurvar.

Nesse tutorial, você vai praticar: anel mágico; ponto alto; aumento de peça circular; finalização e início de carreira em círculo.

Aproveite para seguir o canal do Samuel porque ele ensina muito bem e tem muitos tutoriais completos, começando da primeira correntinha:

🪞 Faixa de cabelo (headband)

O crochê tunisiano, em que a gente acumula várias alças na agulha antes de finalizar os pontos, geralmente exige uma agulha própria, que tem 30 cm e é lisa. Mas você pode ter o gostinho do crochê tunisiano em uma peça mais estreita, como uma faixa de cabelo. Como são menos pontos na agulha, você consegue fazer com uma agulha de crochê tradicional.

Caso ainda não esteja afim do crochê tunisiano, sugiro aproveitar a ideia da faixa de cabelo (inclusive a forma de prender os pontos na liguinha) com esse outro padrão:

Nesses tutoriais, você vai praticar: lindos padrões de crochê (tradicional e tunisiano); aproveitar liguinha de cabelo (elástico, xuxinha, maria-chiquinha) para fazer faixa de cabelo (tiara, diadema); seguir tutorial sem instruções verbais.

🔑 Pingente para chaveiro

Para quem quer praticar uma peça pequena, mas minuciosa, esse pingente em formato de coração pode ser uma ótima prática, além de resultar numa peça que você poderá usar na rua ou em casa, se ficar torto 😆.

Nesse tutorial, você vai praticar: anel mágico; ponto alto duplo; ponto alto; união de peças; tassel; acabamento de peças decorativas.

🪴 Cachepôs e luvas de objetos

Cachepô de crochê no aromatizador de ambiente

Eu tive uma fase de vício em fazer cachepôs e "roupinhas" para frascos. Realmente dá uma atualizada no visual de um objeto que já está desgastado. Esses cachepôs têm um formato clássico:

Também já fiz muitos protetores (meias, luvas) para os pés das minhas cadeiras e até para os pés da minha escada doméstica.

Usando a mesma lógica de peça cilíndrica, mas sem a base, você consegue fazer uma luva de copo, útil tanto para seguras bebidas quentes como bebidas geladas. Esse tutorial é em inglês:

Nesses tutoriais, você vai praticar: anel mágico; aumento em círculo; ponto alto; ponto estrela; peça cilíndrica.

🧶 Kit de agulhas

Quando já tiver pegado gosto pelo novo hobby, ao invés de continuar comprando agulhas avulsas, compensa mais adquirir um kit completo que pode vir com outros itens úteis como estojo, alfinetes, marcadores, agulhas de tecelão, tesoura e outros acessórios.

A quem interessar possa, essa é a minha playlist que tem tanto coisas que já fiz como que ainda pretendo fazer. Muitos tutoriais são focados em ensinar um ponto ou padrão específico que pode ser aplicado em diversos formatos de peças.

Recentemente, adquiri minhas primeiras agulhas de crochê tunisiano e pretendo praticar bastante porque ainda tenho dificuldade para segurar a agulha pela ponta quando ela está cheia de alças.

Até mais!

Pix meutedio arroba mail ponto com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.