domingo, 11 de junho de 2023

💲 Cuidado ao divulgar sua chave Pix. Use e-mail!

Mulher dentro de uma loja de roupa segurando o celular e olhando para a tela

Muitas pessoas que usam Pix regularmente ainda não pararam para pensar sobre a segurança na hora de divulgar a chave. Ainda vejo muitos vendedores e prestadores de serviço divulgando como chave de Pix um telefone pessoal ou, ainda pior, o CPF. Cuidado, gente!

É importante sim que o CPF esteja cadastrado como chave de Pix na sua conta bancária porque isso pode ser obrigatório para alguns depósitos vinculados ao seu Cadastro de Pessoa Física. Esse é o caso, por exemplo, da restituição da Receita Federal. Mas isso não significa que você deve sair distribuindo seu CPF para deus e o mundo toda vez que prestar um serviço ou vender algo no OLX.

Algumas empresas usam CNPJ como chave Pix, mas é complicado para o cliente se ele precisar digitar todos aqueles números para fazer o pagamento.

Usar o telefone como chave Pix é muito recorrente em empresas, mas é importante que o telefone seja o mesmo usado pelo negócio e operado por profissionais treinados. Evite divulgar o seu telefone PESSOAL como chave Pix para pessoas que você NÃO QUER que tenham o seu telefone pessoal. Infelizmente, a maioria das pessoas sequer separa as contas do WhatsApp para que estranhos não tenham acesso ao número pessoal, mas se você é uma pessoa organizada nesse aspecto, pode colocar tudo a perder se não tiver o mesmo cuidado ao divulgar a chave Pix.

A chave aleatória sem dúvida é a mais segura se precisar receber dinheiro de estranhos, mas não é a mais fácil de compartilhar.

Se o seu negócio é físico, tenha um QR Code impresso e plastificado que os clientes possam acessar facilmente. Também é possível fazer um cartão de visita com o QR Code impresso, facilitando ainda mais os pagamentos.

Mas se quiser uma chave Pix fácil de falar, digitar e memorizar, a melhor opção é usar um endereço de e-mail.

Se você já tem um site, seja como pessoa física ou jurídica, considere criar um e-mail pix@seunegocio.com.br. E nem precisa ser uma caixa postal separada, pode ser apenas um redirecionamento para o e-mail principal do seu negócio.

Caso opte por um e-mail gratuito e precise criar novos endereços paras as chaves, confira também as dicas do post:

Lembrando que o Yahoo! Mail também permite endereços adicionais dentro da mesma conta, além de ter 1TB de armazenamento, 66 vezes mais do que o espaço grátis do Gmail.

Até mais!

Pix meutedio arroba mail ponto com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.