domingo, 24 de dezembro de 2023

🥂 Sobre 2023 e meus planos para 2024

Catarata dos Couros, Chapada dos Veadeiros, Goiás, Brasil

Dando continuidade ao que contei em janeiro, depois do projeto autoescola concluído com sucesso, garantindo minha CNH nas categorias A e B, passei alguns meses dormindo oito horas por dia.

Em junho, eu iniciei outro projeto que me tomou horas de sono: cursinho preparatório presencial para um concurso público que ainda não tinha edital. Eu trabalhava o dia inteiro, ia para o cursinho à noite, conseguia dormir cerca de 5 horas por madrugada, acordava, repetia. Feriado significava ter aula de manhã e à tarde. O edital saiu, a prova foi marcada para dezembro, passei a ter aulas também aos sábados e domingos. O cursinho durou até a véspera da prova. E foi assim que passei mais de 5 meses do ano.

Em julho, minha avó faleceu. Para voltar de Goianésia, decidi alugar um carro e voltar para Brasília nele. E foi assim que dirigi em rodovias pela primeira vez. Mas não sozinha, bem acompanhada pelo meu irmão, que se mostrou um excelente navegador e professor.

Em setembro, senti que já estava mentalmente exausta e precisava me exercitar para produzir mais endorfina e serotonina. Comecei a fazer musculação numa academia próxima à minha casa. Foi essencial para eu ter forças mentais para continuar o cursinho até dezembro.

Mesmo trabalhando e estudando, não abandonei o lazer. Fui a muitas exposições de artes visuais, shows musicais e peças teatrais. Entre Joss Stone em abril e Paul McCartney em novembro, muitos outros espetáculos maravilhosos como Amanda Acosta interpretando Carmen Miranda (A pequena notável), Ana Cañas cantando Belchior, Grace Gianoukas interpretando Dercy Gonçalves (Nasci pra ser Dercy), Alceu Valença com a Orquestra de Ouro Preto, Oswaldo Montenegro com a Orquestra de Brasília, várias vezes no SesiLab, várias exposições no CCBB, várias exposições na Caixa Cultural, várias exposições no MAB… Que ano delicioso para uma amante das artes!

Se em 2023 consegui acessar muita arte, em 2024 quero praticar também. Algumas das coisas que quero aprender ou praticar no próximo ano:

Música
Sinto falta de cantar e de tocar algum instrumento. Acho que teclado é mais fácil pra mim, apesar de eu gostar mais do som do violão.
Desenhar à mão
Quero ter noções de profundidade e perspectiva. Sinto vontade de desenhar algumas coisas interessantes que aparecem nos meus sonhos.
Costurar em máquina
Apesar de ser costureira, minha mãe nunca teve paciência para me ensinar, vou ter que buscar por conta própria.
Voltar a estudar espanhol
Mesmo sem gostar, sinto falta de saber espanhol para me comunicar com imigrantes e visitantes. Brasília é uma cidade poliglota e me desperta vontade de falar mais línguas.
Comprar uma moto
Carro custa uma fortuna e não faço ideia de como as pessoas conseguem dinheiro para isso ou coragem para se endividar por anos para pagar um veículo que perde valor com o tempo. Mas moto, acho que me animo a comprar e usar. Preciso praticar mais numa autoescola própria para habilitados, já que para fazer a prova a gente só precisa aprender equilíbrio mesmo.

Atividades de lazer que exigem mais tempo, como clube e ecoturismo, ficaram para 2024. Sem cursinho aos fins de semana, acredito que terei mais tempo para passeios e viagens curtas:

  1. Virar sócia do Clube da Vizinha, para ter piscina perto de casa quando o corpo pedir.
  2. Conhecer Jardim Botânico, Zoológico, Água Mineral e Chapada Imperial, tudo aqui no DF.
  3. Brincar no Nicolândia. Nunca fui, acredita?
  4. Praticar mais ecoturismo neste Cerrado lindo. Estão na lista as cachoeiras de Formosa, Caiapônia, Corumbá e Pirenópolis, além de várias outras da Chapada dos Veadeiros que não conheci ainda.
  5. Usar meus patins pelo menos uma vez por mês. Provavelmente no Parque da Cidade, que só frequentei na época da autoescola. Há muitos anos não vou lá a passeio.
  6. Usar minha bicicleta pelo menos uma vez por mês e aproveitar para explorar mais restaurantes e lojas de outras superquadras.

Além de tudo isso, estou cogitando também a possibilidade de me mudar para um apartamento mais arejado, com janelas maiores, já que o meu apartamento continua muito quente e abafado mesmo quando lá fora já está fresco. Mas isso depende também das ofertas do mercado imobiliário porque já gasto uma porcentagem muito alta do meu salário com aluguel e condomínio.

Pronto! Agora que contei minha vida inteira aqui no blog, fique à vontade para compartilhar uma coisinha ou outra também.

Até mais!

Pix meutedio arroba mail ponto com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.