quinta-feira, junho 20, 2024

Minhas rotinas no Echo com Alexa

Muita gente se contenta em usar o dispositivo Echo como caixa de som para ouvir músicas, podcasts, notícias e audiolivros, o que já é ótimo. Mas se quiser transformar a Alexa numa verdadeira assistente, é preciso configurar ROTINAS, assim ela nos lembra tarefas e eventos importantes.

Aqui vou compartilhar as principais rotinas que uso e que podem servir de inspiração para quem ainda está aprendendo a usar a Alexa como assistente.

Para realizar as configurações, uso o aplicativo para Android, que é horrível, mas é o que temos. Além de ter um app lentíssimo, a Amazon ainda não se deu ao trabalho de criar um site para que possamos editar as rotinas no conforto de um computador com mouse e teclado.

Esclareço que todas as rotinas que vou citar podem ser executadas em tablets e celulares.

  1. Hora exata
  2. Calendário
  3. Uma rotina, várias ações
  4. Rotinas de atalho

Hora exata

De hora em hora, a Alexa me diz que horas são. De 6h00 da manhã até 21h00, são necessárias no mínimo 15 rotinas para essa função.

Rotina 19h00

É uma rotina fácil de configurar. No Quando, selecione o evento Agenda:

Selecione Agenda

Marque a opção Hora:

Selecione Hora

Em Repetir, marque os dias da semana desejados. Clique em No horário para marcar a hora em que a rotina deve acontecer.

Definir dias e hora

Em Alexa vai, selecione Data e hora.

Data e hora

Em seguida, marque Horário.

Horário

Ao fim da configuração, você decide se quer ouvir essa rotina no dispositivo Echo ou em algum dispositivo móvel que tenha o aplicativo Alexa instalado.

Alexa responderá a partir de

Pronto, já está configurada a rotina em que a Alexa diz as horas. Agora basta repetir o processo para todos os demais horários desejados.

Calendário

Para vincular sua agenda preferida à Alexa, clique em Mais (canto inferior direito) e em seguida em Calendário.

Vincular calendário

Na próxima tela, você pode vincular o(s) calendário(s) desejado(s), seja(m) ele(s) Google, Microsoft ou um calendário exclusivo para uso com Alexa.

Uma vez vinculado o calendário, você já pode adicionar Notificações (15 minutos antes de cada evento) ou adicionar ações de Calendário às rotinas.

Eu gosto de ouvir a minha agenda do dia às 06h da manhã. E às 21h, ouço a agenda do dia seguinte.

Uma rotina, várias ações

Minha rotina de 06h00 provavelmente é a que tem mais ações, tanto que mal coube tudo no print de uma tela:

Rotina de 06h00
  • Volume 7
  • Diga a data
  • Diga que horas são
  • Previsão do tempo
  • Eventos do calendário
  • Volume 3
  • Música

Mas tenho outras ações diferentes ao longo do dia. Às 10h, a Alexa me pergunta se já sei onde vou almoçar. Às 11h, avisa que é hora de almoçar. Às 12h, pergunta se eu já almocei. Às 17h, me avisa que acabou o expediente. Às 18h, me pergunta se estou pronta para ir à academia. Às 18h15, ela manda eu ir para a academia para não chegar atrasada. Às 19h30, ela me pergunta se já molhei as plantas. Às 20h, ela manda eu me desconectar, tomar banho e me deitar para dormir. Às 21h, ela me diz a agenda do dia seguinte.

Outra coisa que dá para fazer é adicionar mais de um Quando para a mesma ação. Um exemplo aqui em casa é às 07h30 da manhã, horário em que tenho que ir para o ponto de ônibus se quiser chegar ao trabalho no horário certo. Configurei a Alexa para dizer:

Helen, não saia de casa sem relógio, crachá, cartão de ônibus, carteira e boné para se proteger do sol.

Mas se eu disser, a qualquer momento, “Alexa, tô saindo”, ela vai me lembrar exatamente a mesma coisa.

Lembrando que, para digitar a frase que você quer que a Alexa diga, a ação é Alexa diz 🗨️.

Rotinas de atalho

Eu chamo de rotinas de atalho aquelas que simplificam comandos que você realiza com certa frequência.

Um defeito da Alexa é que ela tem muita dificuldade para entender um comando em idioma diferente do qual está configurada, então os atalhos me ajudam muito nisso.

No meu caso, por exemplo, gosto de podcasts cujos nomes são em inglês, então passo muita raiva quando tenho que pedir para ela executar qualquer um deles.

Por isso, uma das minhas rotinas é quando digo: “Alexa, quero dormir”. Ela começa a tocar o podcast “Tracks to Relax - Sleep Meditations”.

“Alexa, toca passarinho” faz ela tocar a rádio “Brazilian Birds” do 1.FM. “Alexa, cadê a seita” executa o podcast “Was I In a Cult”.

Aproveite as ideias

Já faz meses que estou prometendo este post e não saiu antes porque eu queria ter tempo (muitas horas consecutivas) para fazer um tutorial passo a passo com cada rotina.

Mas desisti de algo tão complexo porque só vou ter esse tempo quando tirar férias e se, somente se, não viajar. Consegui colocar os prints das primeiras rotinas que indiquei e acredito que isso será suficiente para você saber os caminhos de outras rotinas que quiser criar.

Até mais!

Pix meutedio arroba mail ponto com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.