Navegador web é um dos meus assuntos favoritos desde que usei um computador pela primeira vez. E como sempre temos novidades, eu também estou sempre testando e elegendo novos favoritos.
Vivaldi
Desde 2017, o Vivaldi é um dos meu navegadores favoritos. Atualmente, é meu browser padrão no Android. É ágil e mostra quais abas estão abertas, facilitando a navegação entre elas e evitando que eu acumule abas abertas em excesso.
No computador da minha casa, que usa Linux Mint, o Vivaldi também é um dos meus navegadores favoritos, principalmente para aplicativos web.
Microsoft Edge
No meu emprego, o Microsoft Edge tem se mostrado o navegador menos bugado para os serviços web que preciso acessar lá. Por isso, também é o navegador que uso em casa quando estou em home office. Uso o mesmo login nas duas máquinas, assim consigo sincronizar tudo, inclusive abas abertas e histórico.
No Linux Mint, gosto também da aparência do Edge porque ele segue à risca o tema do GTK. E mesmo se eu escolher outro tema, é um navegador que fica bonito com várias combinações de cores. E como o Edge usa webkit, uso vários temas e extensões da loja do Google Chrome.
Também tenho o Edge no meu celular Android e também logado na minha conta funcional. É um excelente navegador para Android, o único defeito dele é ser da Microsoft.
Waterfox
Quando percebi que alguns recursos web funcionam melhor em navegadores derivados de Firefox do que em webkit, passei a pesquisar opções e experimentei dois por mais tempo: LibreWolf e Waterfox. No fim, gostei muito do Waterfox e o escolhi como favorito para tudo que não está relacionado ao meu emprego principal.
Opera
Uso esse navegador desde a adolescência (quando também usava Internet Explorer e Netscape) e sem dúvida é o que mais inovou até hoje. Mesmo depois que passou a usar webkit, ainda é um browser reconhecido por criar recursos que os outros vão imitar, apesar de agora ter concorrentes à altura como Vivaldi e Zen.
No Android, a dica é manter o Opera logado e sincronizado na mesma conta que você usa no computador, assim pode enviar links rapidamente de um aparelho para o outro usando o recurso Flow.
Amo o Opera GX para uso pessoal, mas ele ainda não tem versão para Linux, então faz tempo que não tenho essa versão. Mas o Opera tradicional já assimilou vários recursos que começaram no GX, inclusive os meus favoritos como (1) ferramentas avançadas para captura de tela, (2) envio de anexo da área de transferência e (3) temas com música de fundo.
Resumindo:
- Padrão no trabalho
- Microsoft Edge nos computadores e no celular.
- Padrão para todo o resto
- Waterfox nos computadores. Vivaldi no celular.
- Para separar as 1001 coisas que faço ao mesmo tempo
- Opera e Vivaldi no computador pessoal e no celular.
E ainda tenho Google Chrome no Android porque pra tirar é um paranuê avançado que eu não tenho coragem de fazer porque tenho medo de dar tudo errado e ficar sem celular.
Até mais!


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários são moderados pela autora do blog.