sábado, 21 de janeiro de 2023

📱 DICAS | Como tornei meu Instagram útil, mesmo o detestando

Se você pode se dar ao luxo de NÃO ter um perfil no Instagram: parabéns! Você já realizou o meu sonho de princesa.

Mas para a maioria de nós, mortais assalariados, o Instagram atualmente é a rede social default que precisamos ter para as pessoas acreditarem que existimos mesmo.

Até para ser chamado para uma entrevista de emprego, é grande a chance de alguém procurar seu perfil no Instagram e fuçar bastante antes de decidir se seu “currículo” merece uma chance. Sei de pessoas que não marcam encontros no Tinder com quem não tem perfil no Instagram ou o mantém trancado. Não ter um perfil também pode ser uma red flag 🚩 que levanta hipóteses como nome falso, estelionato e golpes de todos os tipos. E esses são só alguns exemplos.

Maldito Mark Zuckerberg!

Mas aqui vou dar algumas dicas pra transformar esse limão em pink lemonade.

  1. Cartão de visita para trabalho
  2. Saber eventos da cidade
  3. Me divertir com tirinhas
  4. Mais dicas

Cartão de visita para trabalho

Se a necessidade de usar Instagram surgiu do próprio mercado de trabalho, uma ideia é ter um perfil cartão de visita. As sugestões aqui são totalmente voltadas para o aspecto profissional.

Foto de rosto
Em que você está simpático(a) e reconhecível. Como estamos falando de relações profissionais, sugiro a mesma foto que você colocou (ou colocaria) no Linkedin.
Nome de trabalho
Não necessariamente o nome completo. Meu nome de trabalho, por exemplo, é Helen Fernanda, sem meu sobrenome Alves Martins. Se você está em uma fase de deixar currículos com seu nome completo, talvez seja melhor manter tudo.
Bio - descrição curta sobre você
O que você quer que recrutadores e parceiros profissionais saibam sobre você? Sua formação, sua profissão, sua melhor habilidade. Se estiver disponível para emprego e/ou frilas, pode colocar também. Se você é um prestador de serviço local - eletricista, encanador(a), técnico(a) de computador - talvez seja útil colocar também seu raio de atuação, como o nome do bairro ou da cidade em que você atende. Caso tenha um telefone exclusivo para trabalho, pode colocá-lo, desde que esteja ciente de que esse número ficará disponível para “deus e o mundo” na internet e um dia será vítima de tentativas de golpes.
Seu melhor link
Se você não usa Instagram, é provável que se dedique mais ao Linkedin, ao YouTube, tenha um blog, tenha uma página no Google Meu Negócio… Na bio, aproveite bem o espaço do link para colocar o seu melhor site. Caso tenha muitos sites para divulgar, use ferramentas como Linktr.ee, About.me e similares, que ajudam a ter uma página com vários links. Uma pena o Instagram ser tão limitado na hora de gerar links.

Abaixo, um exemplo de perfil cartão de visita. A bio é minimalista, com profissão e bairro. O link é da página no Google Sites, feita por meio do Google Meu Negócio. Mesmo que a pessoa não poste nada no feed ou no Instagram, você entende o papel dela no mercado de trabalho:

Exemplo de perfil cartão de visita

Caso nunca tenha usado o Instagram, saiba que não é preciso instalar o aplicativo para criar a conta. Basta entrar no site www.instagram.com/​accounts/​emailsignup/ e preencher os campos necessários para o cadastro.

Página de cadstro no Instagram

DICA IMPORTANTE | Evite usar o celular no cadastro, entre com seu e-mail. Esta dica é especialmente importante se você usa celular pré-pago e/ou está desempregado, Atualmente, celulares sem crédito são cancelados muito rapidamente e em poucos dias a operadora já repassa o número para outra pessoa. Não é seguro usar um número de celular que você pode perder a qualquer momento. Também não recomendo conectar ao Facebook porque no futuro você pode apagar seu Facebook e esquecer que o Instagram está vinculado a ele.

Saber eventos da cidade

O instagram pode ajudar também na sua vida social e no seu lazer cultural.

Quando eu estava escrevendo para um programa de agenda cultural, passei a seguir diversos perfis interessantes de Goiânia e percebi que o Instagram é, atualmente, a melhor rede social para ficar por dentro do que acontece na cidade.

Ao invés de seguir perfis que fazem curadoria de conteúdo, eu prefiro seguir perfis de feiras, casas de shows, teatros, museus, orquestras… Gosto de ir direto à fonte, talvez pelo meu perfil de jornalista, que faz curadoria ao invés de seguir curadoria alheia. Alguns exemplos de perfis relevantes para saber atrações de arte e lazer em Goiânia:

Assim que vim para Brasília, não perdi tempo e fiz a mesma coisa:

Lembrando que são apenas sugestões. E como estou no Plano Piloto, acabo focando nas atrações próximas a mim. Tem muita coisa acontecendo em outras RAs também.

Se você mora em qualquer outra cidade, não é difícil aplicar a mesma lógica à sua localidade: siga perfis de teatros, centros culturais, shoppings, secretarias de cultura, casas de shows, coletivos artísticos, escolas de artes… todos os lugares da sua cidade ou de cidades próximas às quais você têm acesso. Lembrando que, se seguir espaços públicos e grupos financiados com dinheiro público, há maior probabilidade de aparecerem atrações grátis ou com entrada solidária.

Me divertir com tirinhas

Aqui vou indicar minhas tiras favoritas, você decide se tem graça pra você:

Em inglês:

Mais dicas

  • Seguir hashtags. Eu, por exemplo, sigo #crochet, #croche e várias outras relativas aos meus hobbies.
  • Seguir professores de idiomas e de outros temas relevantes pra você.
  • Seguir os supermercados que você frequenta para saber as ofertas da semana.
  • Seguir especialistas SÉRIOS que dão dicas sobre neurociência e saúde mental. Se ainda não souber quais são os profissionais sérios, melhor não seguir nenhum por enquanto.
  • Encontrar pessoas do presente, do passado e quiça do futuro.
  • Seguir artistas que você admira.
  • Seguir os(as) políticos(as) eleitos(as) nos quais você votou e cobrar tanto as promessas de campanha como os demais serviços públicos que são da alçada de cada um(a) deles(as).
  • Silenciar contatos com quem você quer manter relações, principalmente pelo networking, mas os posts fazem mal para sua autoestima e/ou saúde mental.
  • Se tem Instagram apenas para registrar que você existe e não tem interesse em postar nada, melhor não instalar o aplicativo e acessar só pelo navegador.

E mesmo com tantos recursos, por que odeio o Instagram? Porque não gosto de saber da vida pessoal das pessoas, não gosto de ver foto de gente, não quero saber onde meus colegas passaram as férias, não gosto de foto com música, não gosto de dancinha, não gosto de vídeo com música que todo mundo está usando, não gosto de sensacionalismo, não gosto de piada preconceituosa… E, infelizmente, tudo isso aparece pra mim de vez em quando.

Até mais!

Pix meutedio arroba mail ponto com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.