domingo, 1 de outubro de 2023

🖊️ Sobre canetas #6: Qual é a sua Bic Cristal favorita?

Papel com a frase: Bic, faz caneta Ultra Fine marrom! Nunca te pedi nada este ano

Nunca fui grande fã da caneta Bic tradicional, tanto que a marca não tava nem no meu “top 10” de esferográficas favoritas. As coisas mudaram num dia em que eu precisava escrever, mas não tinha canetas na bolsa. Fui ao supermercado mais próximo e comprei um kit com 3 cores da Cristal Ultra Fine e me adaptei muito bem à ponta 0.7.

No cursinho que estou frequentando, notei que muitos alunos gostam da Bic Cristal Precisão, que tem ponta 0.8. Notando essa variedade de canetas Bic Cristal, senti o desejo de identificar quais são finas, médias e grossas e fazer uma lista para minha própria referência, mas claro que vou compartilhar com você também.

Esta lista é sobre as versões de caneta esferográfica Bic vendidas no Brasil, o que inclui as versões de Bic Cristal e também as canetas retráteis de 4 cores.

0.7 - Bic Cristal Ultra Fine: Precisão e Suavidade

Canetas Bic Cristal Ultra Fine

Minha atual queridinha em sala de aula! O corpo é translúcido, mas não é transparente: tem a mesma cor da tinta. A distribuição da cor no papel me parece muito mais uniforme do que na Bic tradicional.

Essa caneta geralmente é vendida em kit com as cores preta, vermelha e azul.

Mas a Bic Cristal 0.7 tem também uma versão Fashion nas cores roxo, rosa, azul claro e verde claro. (E ainda não entendo por que a Bic insiste tanto em colocar essas duas cores claríssimas nos kits).

Canetas Bic Cristal Fashion Ultra Fine

0.8 - Bic Cristal Precisão

Canetas Bic Cristal Precisão

Com corpo transparente e cano laranja, essa é a caneta que mais vejo nas mãos dos meus colegas de cursinho. Há poucos dias, um colega de trabalho perguntou se era possível usar essa caneta para fazer vestibular e concurso público, respondi que sim, já que a regra de transparência é para o corpo da caneta. Inclusive, já vi muita gente usando a Bic Precisão preta em sala de concurso.

Essa caneta é vendida em kit com as cores preta, vermelha e azul; mas também pode ser encontrada avulsa em muitas papelarias.

Para quem gosta de escrever com 0.8, mas com caneta de corpo grosso, outra opção é a Bic 4 Cores Original Fine, que tem corpo laranja:

Bic 4 Cores Original Fine

1.0 - Bic Cristal Dura+

Bic Cristal Dura+

A tradicional caneta vendida nas cores preta, azul, vermelha e verde. Adicionaram esse Dura+ à embalagem como resposta às marcas que criam modelos com mesma aparência, mas cuja tinta não dura tanto, como é o caso de Compactor e Molin.

Apesar de eu não gostar de escrever com essa Bic, sempre levo pelo menos uma desse modelo para prestar concurso porque é a caneta que uso para pintar os quadradinhos ou circulozinhos do cartão-resposta. Essa caneta é tão popular em provas que já vem escrito Kit Enem na embalagem do pacote com 3 canetas pretas.

Canetas Bic Cristal pretas

Com corpo brilhante, a Bic Cristal Celebration tem o mesmo bico 1.0:

Bic Cristal Celebration

Para quem gosta das canetas de 4 cores, vai ser fácil encontrar ponta 1.0 porque a maioria usa essa medida, inclusive a Bic 4 Cores Grip Pro, que tem corpo emborrachado:

Bic 4 Cores Grip Pro

Sem dúvida, a Bic Cristal 1.0 é a mais fácil de achar para comprar, seja avulsa ou em pacotes com diversas combinações de cores e quantidades.

1.2 - Bic Cristal Fashion

Canetas Bic Cristal Fashion

Já notou que a Bic colorida tradicional é ainda mais grossa que a Bic azul tradicional? Pois é. Eu já tive dezenas de kits dessa caneta ao longo da vida escolar e só agora notei que ela é mais grossa para ter mais intensidade nas cores.

Observe que essa Fashion 1.2 é a mesma do kit Emoções e Sentimentos, uma besteira que inventaram pra cobrar mais caro dos trouxas emocionados.

Canetas Bic Fashion Emoçõe e Sentimentos

E para quem prefere as cores tradicionais, já tem pacote da Fashion só com azul; com azul e preta; com azul, preta e vermelha:

Caneta Bic Fashion azul e preta

Em outros países, essa versão 1.2 com cores tradicionais também é conhecida como Bic Cristal Soft.

Outra versão 1.2 é a Bic Cristal Up que, apesar de fazer parte da linha Cristal, não tem o tradicional corpo translúcido. Ela é toda branca com alguns detalhes da cor da tinta. O diferencial dessa caneta é mesmo a aparência, uma alternativa para quem se cansou das versões transparentes e translúcidas.

Caneta Bic Cristal Up

1.6 - Bic Cristal Intenso - Bold

Canetas Bic Cristal Intenso

Essa eu nem sabia que existia. Como já acho a 1.0 e 1.2 muito grossas, confesso que fiquei curiosa para saber a sensação de escrever com essa 1.6. Ela tem tampa da cor da tinta e corpo cinza translúcido.

E se a Bic colorida de 1.2 não for suficiente pra você, usa a 1.6 e mostra que tu é intenso.

✍🏽 Favoritas

Tenho uma Bic Fashion 1.2 marrom que peguei numa troca com alguém que detesta essa cor e aceitou rapidamente trocar a caneta marrom que tinha na mão por alguma caneta azul que ofereci. Uso muito, mas pela cor que acho linda e não pelo prazer de escrever com ela.

Recentemente, tive uma Bic 1.0 de 4 cores que não durou nem um dia de tão ruins que as molas são. Joguei o corpo fora e fiquei com os refis que espero conseguir usar em alguma outra caneta retrátil no futuro.

Tenho também as cores preta, azul e vermelha da Ultra Fine 7.0. Essas sim acho gostosinhas de usar.

Estou curiosíssima para usar alguma caneta Bic 1.6. Achei que não ia comprar mais canetas este ano, mas está difícil resistir a essa nova experiência.

E no seu caso? Qual é a sua Bic favorita?

Pix meutedio arroba mail ponto com

2 comentários:

  1. Já fui atrás da caneta 1.6 e já aviso que a preta é ÓTIMA para marcar cartão-resposta de prova. Amei!

    ResponderExcluir
  2. Olá, descobri seu blog por um acaso e gostei muito.
    Gosto muito da cristal precisão, não pode faltar essa no meu estojo. Abraço e boa semana.

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.