quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

🌸 Jardim: plantas bonitinhas que se espalharam mais que o mato

Jardim com várias espécies de plantas e gato
Quase todas as espécies do texto estão nessa foto. A gata é brinde.

Mais um texto de jardinagem para preguiçosos. Alguém me perguntou no Telegram se eu conhecia plantas floridas que se espalham mais que o mato. Por coincidência, conheço sim porque no meu jardim de Goiânia experimentei algumas. Como eu já tinha anotações aqui, consegui responder com algumas espécies ornamentais, sendo algumas floridas e duas que se destacam mesmo é pela aparência das folhas.

Como já deixei claro no texto sobre Plumérias, apesar de eu gostar de plantar, não sou habilidosa para cuidar. Então todas as plantas que vou citar aqui se espalharam sem nenhum esforço da minha parte.

E também não posso dizer que são plantas que impedem totalmente o mato, mas sem dúvida conseguem ocupar espaço que antes era dele.

Eu morava em Goiânia. Na estação chuvosa, eu só ficava atenta para arrancar qualquer mato indesejado e evitar a propagação no meio da folhagem. Na estação seca, eu usava mangueira para regar o jardim ao fim do dia e o aparecimento de mato era mais raro.

Destaco também que o jardim era de terra vermelha e ficava num pequeno espaço entre casas e muros. O sol direto era entre 11h30 da manhã e 13h00. Antes e depois desse horário, tinha muita claridade, mas não incidência direta.

Agora, vamos às plantinhas:

🌸 Tagetes: cravo, cravo-tagete

Tagete anã
Tagete-anã

Existem várias espécies de flores que chamamos de cravos, mas as que se espalharam facilmente no meu jardim foram as Tagetes patula (tagete-anã) e erecta.

Tagete erecta
Tagete erecta

Gostam de ficar expostas ao sol e precisam ser regadas no tempo seco. Elas se espalham por meio das próprias sementes. Para plantar, você pega sementes em uma flor seca ou compra no saquinho.

É uma planta que morre em pouco tempo, dando lugar às outras que já brotaram. Se não gosta da aparência de plantas secas, terá que ficar observando para retirar flores, folhas e galhos secos.

🌸 Portulaca: Onze-Horas, Beldroega

Várias cores de portulaca no meu jardim

Portulaca grandiflora, Portulaca oleracea e Portulaca umbraticola são alguns dos tipos de Onze-Horas que se espalham rapidamente. A Oleracea é a que tem mais facilidade para se adaptar e se espalhar. A flor se abre de manhã, assim que o sol incide diretamente sobre ela, e fecha antes do pôr-do-sol.

É uma plantinha que se quebra com muita facilidade, por isso ela pode não resistir a granizo, ventania ou simplesmente chuva muito forte. Mas os galhos quebrados podem ser enterrados novamente.

A onze-horas precisa de sol direto, o dia inteiro ou algumas horas por dia. Se o tempo ficar nublado por vários dias, é comum que a quantidade de galhos, folhas e flores diminua.

Você pode plantar onze-horas pedindo mudas para quem já tem ou comprando o saquinho com as sementes, que é vendido até em supermercado.

Todas as espécies de portulaca são comestíveis. No Brasil, é considerada PANC: planta alimentícia não convencional. Mas em muitos outros países, é um alimento muito comum.

🌸 Talinum: beldroegão, maria-gorda, cariru

Talinum

Apesar de ser chamada de beldroega e também ser comestível, a Talinum fruticosum (beldroega graúda) atualmente é classificada em um gênero diferente das portulacas. Outra espécie que pode ser encontrada no Brasil é a Talinum paniculatum (beldroega grande), que é muito parecida, mas tem um caule mais longo, com as folhas se concentrando na base da planta.

É uma espécie invasora que se espalha tanto pelas sementes, que caem das pequenas flores cor-de-rosa, como pelas próprias raízes. Quando decidi tirar essa planta do meu quintal, notei que praticamente todas as plantas tinham a mesma raíz interligada: ela se espalha sob a terra e vai gerando novos brotos. É uma raiz muito forte que forma tubérculos, sendo bem mais resistente do que a própria planta, mais uma característica que a difere muito do gênero Portulaca.

Flor do Talinum

Eu a tirei do meu jardim porque não é uma planta que convive bem com outras espécies, justamente porque ela invade o espaço a partir da raiz. Pelo mesmo motivo, pode ser a planta perfeita se a sua missão é "vencer" o mato.

A Talinum não faz muitas exigências e aguenta tanto o excesso de sol quanto a falta dele. Ela não gosta de excesso de água, mas costuma tolerar o tempo chuvoso.

Alguém sabe me dizer se a raiz da Talinum é comestível também, já que todo o resto é?

🌸 Aranto

Jardim com várias espécies, inclusive aranto
Arantos espalhados pelo jardim: aqui, ali e acolá.

Comestível e medicinal, a Bryophyllum daigremontianu é uma suculenta que se espalha rapidamente por meio de suas zilhões de sementes, sendo por isso também chamada de Mãe-de-Milhares.

Como a maioria das suculentas, aguenta sol e tempo seco, mas aguenta sombra e chuva também. No tempo chuvoso, é bom que o solo tenha uma boa drenagem porque nenhuma suculenta gosta de ficar encharcada.

Para plantar, é só comprar uma muda ou pegar as sementes de outra planta, espalhar e terá um exótico jardim de aranto atrapalhando o mato.

Como suculentas têm raízes superficiais e a Talinum tem raiz profunda e resistente, fica aí uma dica de combinação pra quem quer testar duas espécies ao mesmo tempo.

🌸 Cóleus

Gata Raulina deitada sobre o cóleus
Gata Raulina deitada sobre o cóleus.

Minha planta favorita desta lista não é conhecida pela beleza das flores. A Solenostemon scutellarioides pode ser encontrada com diversas combinações de cores e formatos em suas delicadas folhas, sendo por isso muito usada no paisagismo de todo o mundo.

Ela aceita meia-sombra ou sol direto com luz filtrada (sombra das folhas de um coqueiro, por exemplo). No jardim da minha mãe, o cóleus não se espalhou tanto justamente porque lá tem sol direto o dia inteiro.

No tempo seco, a planta precisa ser regada. No tempo chuvoso, é bom que o solo tenha drenagem para a planta não ficar encharcada.

O tipo que se espalhou no meu jardim tinha folha vermelho-vinho com contorno verde. Muito linda!

Eu gostei muito dessa planta no meu quintal porque ela fez uma forragem completa, trouxe novas cores e ainda deu relevo ao jardim. Achei muito legal o resultado.

O cóleus cresce até 1 metro e faz sombra em tudo que tem sob ele, portanto também pode matar outras espécies por falta de sol.

Sem dúvida, foi a que achei mais bonita no meu jardim, apesar de ela ter crescido um pouco demais.


Se tivesse que evitar o crescimento do mato, qual dessas espécies você testaria primeiro?

Pix meutedio arroba mail ponto com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.