quarta-feira, 24 de janeiro de 2024

📺 Smart TV de hotel e comércio: quais apps instalar

Duas mulheres idosas sentadas numa cama, uma delas está com o controle da TV na mão

Recentemente, fiquei uma semana num hotel que tinha uma smart TV LG. Além da TV aberta local, o aparelho também sintonizava canais de notícias - Globo News, Band News, Record News - e o pacote de canais Discovery. Como a televisão já estava conectada à rede do hotel, também tínhamos os canais LG Channels.

Mas notei que a TV ainda estava com os aplicativos que geralmente já chegam instalados e ainda não tinha aplicativos grátis como Pluto TV, RunTime e Plex. E quando tentei ativar esses aplicativos grátis, notei que a TV não estava logada em nenhuma conta da LG. Fuçóloga que sou, fiz login na TV apenas para sintonizar os canais de conteúdo grátis.

Diferente de mim, 99% dos hóspedes não vão se dar ao trabalho de fazer login na TV apenas para instalar novos apps. E o próximo hóspede do quarto que ligar a TV e acessar os apps de canais grátis, vai achar que foi o hotel que deixou tudo arrumadinho para ele.

Acredito que as próximas dicas valem para qualquer smart TV de hotel, hospital, recepção, academia, bar, restaurante, pit-dog… que esteja conectada à internet. Sendo sensatos, o ideal de uma TV cujo controle vai passar por várias pessoas, sejam clientes ou funcionários, é que ela tenha o máximo de aplicativos com conteúdo grátis e que NÃO exijam login.

Então vou começar com os aplicativos que você pode REMOVER da TV do estabelecimento, a não ser que mantenha um login disponível para todos:

  • Amazon Music;
  • Amazon Prime Video;
  • Apple TV;
  • Disney Plus;
  • HBO GO;
  • Globoplay - apesar de ter conteúdo grátis, só permite acesso após o login;
  • Netflix;
  • Star Plus;
  • quaisquer outros apps que exijam login para acesso ao conteúdo.

Como você já deve saber, toda smart TV tem limite de armazenamento para aplicativos e arquivos, então não faz sentido deixar instalados esses recursos sem uso. Se um dia a TV passar a ser particular, basta instalar novamente os apps desejados.

E o que eu instalaria no lugar?

📺 TV aberta

Não é um aplicativo, mas não custa lembrar o óbvio: o aparelho deve ser sintonizado a uma antena UHF para sintonizar os canais da TV aberta digital: Globo, TV Brasil, SBT, TV Cultura, Band, TV Escola… A oferta de canais pode variar muito de uma cidade para outra, mas você pode checar no www.lineup.net.br se está conseguindo sintonizar os principais.

O tipo de antena (externa, interna, clipe de papel…) também depende da localização, da altura e da distância em relação à torre de TV. Mas não deixe de oferecer TV aberta porque é o mínimo que um cliente espera quando tem acesso a um televisor.

🛜 Aplicativos

▶️ Al Jazeera

Com versão em inglês, é o melhor para saber notícias do mundo inteiro.

▶️ Haystack

Streaming dos Estados Unidos com canais de notícia e entretenimento.

▶️ Plex

Vários canais em inglês e espanhol, ótimo para hotéis. Também notei que os canais Plex são incorporados à lista de canais IP da LG TV. Também tem conteúdo sob demanda.

▶️ Pluto TV

Melhor aplicativo de webcanais grátis em português brasileiro. A maioria dos canais Pluto são incorporados à lista de canais IP da LG TV. Também tem conteúdo sob demanda.

▶️ RunTime

Tem alguns canais grátis em português brasileiro e muito conteúdo sob demanda.

▶️ Soul TV

Muitos canais grátis em português brasileiro.

▶️ SS IPTV

Esse é o aplicativo da LG Store para quem quer adicionar uma playlist IPTV em m3u, como é o caso da TV Meu Tédio.

▶️ Twitch

Não é preciso fazer login para assistir às transmissões.

▶️ YouTube

Apesar de incentivar o login, tem modo visitante.


Expandindo os idiomas, outras centenas de apps podem ser escolhidos. E se o televisor for Android TV, as opções são inúmeras. Mas esses que citei funcionam em LG (sistema operacional WebOS) e são meus favoritos para IPTV. Sem dúvida, já vão garantir entretenimento para um hóspede com insônia.

E você, quais aplicativos instalaria numa TV de hotel?

Pix meutedio arroba mail ponto com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.