terça-feira, 2 de janeiro de 2024

🌼 Pluméria: tão fácil de plantar que até eu consegui

Flores de plumeria rubra com branco predominante, miolo com tons de amarelo e rosa

Em 2021, quando falei sobre meus hobbies na pandemia, citei duas espécies de árvores do gênero plumeria que são muito populares aqui no Cerrado e todo dia a gente vê mais uma estaca sendo plantada: plumeria rubra e plumeria pudica, mais conhecidas como jasmim-manga e jasmim do Caribe. As duas se dão bem aqui porque são nativas da América do Sul, mas uma veio do sudeste e outra veio do noroeste.

🌳 Plumeria pudica - jasmim do Caribe

Flor da plumeria pudica
Essas flores são de uma das árvores da minha mãe, em Goiânia.

Vou começar falando da pluméria que é estrangeira, mas nem tanto. O jasmim do Caribe é nativo do Panamá, da Colômbia e da Venezuela, noroeste da América do Sul. Ela pega tão fácil em clima tropical que é usada no paisagismo de vários lugares do mundo.

É uma árvore de crescimento rápido porque todos os galhos são verticais. Dizem que pode chegar a 3 metros de altura, mas na casa de uma tia minha tem duas árvores com quase 5 metros, de forma que as flores enfeitam a vista de quem está no segundo andar da casa.

Jasmim do Caribe, buquê-de-noiva, plumeria pudica
Plumérias da casa da minha tia, em Goianésia.

Minha mãe e eu começamos a notar essa árvore nas ruas de Goiânia e nossa admiração era pelo fato de que as folhas estão sempre verdes e ela floresce o ano inteiro, sem ciclos. Se considerarmos a flora de todo o planeta Terra, acredito que a plumeria pudica vai ser uma das poucas árvores com essas características.

A aparência da árvore pode mudar ao longo do ano por causa das folhas. Sempre bonitas e com um verde intenso, elas não mudam de cor nem secam, mas caem na época seca se a planta não for regada regularmente. Assim, se você tem uma árvore verde e branca no tempo chuvoso, pode ter uma árvore toda branquinha no tempo seco. Eu acho ela linda dos dois jeitos.

O formato dessa espécie também a torna inconfundível porque não tem galhos horizontais ou em ângulos diversos, são todos galhos quase verticais porque buscam o sol de meio-dia. O caule não chega a formar um tronco, é um feixe de galhos muito flexíveis, mas que juntos dão estabilidade à planta. A copa é muito concentrada no topo, onde bate o sol. Esse formato justifica um dos nomes populares dessa planta no Brasil: Buquê-de-Noiva.

Plantar essa espécie não poderia ser mais fácil: pegue um pedaço de galho da poda ou que quebrou com o vento, enfie na terra novamente e em breve você terá uma nova árvore. Como ela é vertical, não deve ser plantada sob a fiação elétrica, mas como a copa não se espalha muito, pode ser uma solução onde existe pouco espaço fora do perímetro da fiação.

O "segredo" é plantar ao sol. Ela aguenta se tiver sol só uma parte do dia, mas vai crescer e florescer muito mais se tiver sol o dia inteiro. Nas minhas experiências, ela também não precisou de adubo ou de terra preta, brotou na terra dura e vermelha que temos por aqui. Mas é claro que o galho vai brotar ainda mais rapidamente se a terra tiver mais nutrientes. No tempo seco, eu regava uma vez por dia. No tempo chuvoso, eu observava se o galho não tinha apodrecido pelo excesso de umidade.

Esse cuidado é só no começo mesmo. Depois que o galho vira uma planta com folhas, brotos e flores, ela se vira bem sozinha. Se ventar muito, ela vai entortar e talvez quebrar, mas vai sobreviver ainda assim porque ela foi bem “treinada” nos temporais avassaladores da América Central.

Plumeria pudica
Algumas das plumérias da casa da minha mãe, em Goiânia.

Como Colômbia e Venezuela são logo ali, a plumerica pudica se adaptou muito bem a todo o Brasil, sendo apreciada por nossos pássaros e insetos e favorecendo a biodiversidade. Não é considerada uma espécie exótica prejudicial. Na verdade, é difícil até considerar como uma espécie exótica. É como se já fosse nossa também.

🌳 Plumeria rubra - jasmim-manga

Flor de plumeria rubra, jasmim-manga
Flores de plumeria rubra na casa da minha mãe, em Goiânia.

Agora vamos falar de uma árvore brasileiríssima e belíssima que, com todo o mérito, também conquistou paisagistas de todo o planeta. A plumeria rubra é nativa da Mata Atlântica e se adaptou bem a todo o Brasil e a outros lugares tropicais. Em outros países, pode ser mais conhecida como frangipani.

Enquanto a pudica floresce o ano inteiro, sem ciclos, a sua parente rubra floresce ao longo de todo o ano, em vários ciclos. Mas não espere todas florescendo do mesmo jeito e ao mesmo tempo: cada espécime vai se adaptar ao local exato em que foi plantada. Sol, chuva, vento e maresia são alguns dos fatores que definem como a planta vai crescer, como vai florescer e até mesmo a cor das flores.

Jasmim-manga em Barra dos Coqueiros, Sergipe
Minha mãe trouxe uma muda de Sergipe achando que era de outro tipo, mas em Goiânia cresceu igual às outras: era o clima que mudava a planta.

Nas espécimes em que as flores têm pigmentos amarelos e vermelhos, as cores das pétalas mudam de acordo com a época do ano. Em frente ao meu trabalho, por exemplo, existem algumas árvores com a mesma pigmentação e as cores das flores vão do rosa-pêssego ao vermelho-vinho, de acordo com a época do ano:

Plumérias com flores que mudam de cor

E ainda falando sobre as cores, apesar de ser chamada de plumeria rubra (pluméria vermelha), as flores podem ser brancas, mas com um pouco de pigmento amarelo que se espalha mais ou menos a partir do centro. Por isso, uma mesma árvore que tem flores aparentemente brancas numa época do ano, em outra época pode ter flores visivelmente amarelas.

Flor branca e amarela da plumeria rubra

Para plantar, ela também não exige nenhum conhecimento avançado de jardinagem: um galho quebrado pode ser enfiado novamente na terra para se tornar uma nova planta. Escolha um lugar que recebe sol o dia inteiro e o jasmim-manga entregará muito mais beleza.

Ela precisa de água diariamente até se tornar uma árvore adulta. Quando já está grandinha, consegue se adaptar ao tempo seco como caducifólia. E mesmo quando estiver assim, sem folhas e sem flores, continuará sendo uma linda árvore porque seu caule tem um tom marrom-esverdeado e uma textura brilhante que faz a planta parecer pintada com verniz. A plumeria rubra levou a sério sua missão de ser uma planta ornamental.

Com formato muito diferente do seu irmão caribenho, o jasmim-manga tem uma copa espalhada em formato de chapéu. É boa para fazer sombra para pessoas, animais e outras plantas. Ela pode atingir até 6 metros de altura e a copa se espalha bastante, portanto precisará de poda constante se for plantada perto de fiação elétrica.

🌳 Viciada em árvores

Quando eu disse que até eu consegui plantar, eu não tava exagerando. Sou do tipo que mata suculentas e quase deixei minha Zamioculca falecer. Mesmo com ZERO experiência, você consegue plantar uma pluméria no seu quintal, na sua calçada ou até mesmo naquela pracinha aí perto da sua casa que foi esquecida pela prefeitura.

Aqui em Brasília, moro em apartamento e não tenho quintal com jardim, mas moro em uma superquadra da Asa Norte, então eu estou no meio de um enorme jardim. Mas mesmo com muitas árvores na vizinhança, ainda encontro pontos em que elas fazem falta para trazer sombra e amenizar a temperatura.

Apesar da minha fixação com plumérias, estou descobrindo outras espécies nativas de árvores ornamentais e ainda quero testar se são fáceis de plantar também. Quando eu descobrir, conto pra você.

Até mais!

Pix meutedio arroba mail ponto com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.