quarta-feira, 3 de abril de 2024

🗨️ Google Mensagens é alternativa ao WhatsApp

Esta semana, tivemos na família um problema com clonagem de WhatsApp, de forma que o próprio aplicativo bloqueou a recuperação da conta no prazo de 24 horas. Com isso, foi um dia cansativo, avisando a familiares, amigos, vizinhos e clientes que quem estava pedindo dinheiro era um golpista. Ao mesmo tempo, os demais assuntos da vida foram resolvidos por meio de ligações e outros aplicativos de mensagens disponíveis para Android.

Apesar de usar WhatsApp no meu trabalho, temos outras ferramentas como e-mail e Microsoft Teams, então um dia sem WhatsApp não nos impede de fazer nosso trabalho. Mas a experiência desta semana ocorreu com uma profissional autônoma, que usa o mesmo WhatsApp para se comunicar com familiares e clientes, e foi um dia realmente caótico para ela.

Em meio às tentativas de comunicação, usamos Telegram, que os leitores do blog já estão carecas de conhecer, mas também percebi que o Google Mensagens se mostra funcional para mensagens RCS usando a operadora Vivo. A disponibilidade do serviço RCS pode variar entre operadoras, por isso é importante eu esclarecer qual operadora usei.

RCS: Rich Communications Service. Tradução literal: Serviço de Comunicações Ricas. Sendo que ricas, neste contexto, são mensagens com conteúdos de mídia, como fotos, vídeos, áudios e anexos, também chamado de rich text.

A vantagem do Google Mensagens é que ele também é um aplicativo de SMS, assim ele serve tanto para mensagens de texto simples, que são enviadas pela rede telefônica, como para mensagens que têm hipertexto e mídias, que são enviadas pela internet.

Nos nossos testes, o Google Mensagens enviou e recebeu fotos, vídeos e áudio, além de texto, é claro.

A versão web do Google Mensagens sempre funcionou bem pra mim: messages.google.com. As mensagens com mídia também podem ser lidas e enviadas pelo aplicativo Vincular ao Celular da Microsoft, que também já se chamou "Seu Celular".

Apesar de ser muito popular entre usuários Android, nem sempre o Google Mensagens é o aplicativo padrão de SMS, já que muitas empresas que fabricam celular querem que usemos os aplicativos delas. Mas é possível tornar o Google Mensagens como padrão de mensageiro, servindo SMS, MMS e RCS.

Como as configurações podem mudar entre aparelhos, esclareço que os prints abaixo foram feitos num Redmi 10 C, com MIUI Global 14.0.4 e Android 13.

1. Depois de instalar o aplicativo, vá às Configurações do Android, busque por Gerenciar Apps e acesse.

2. Clique nos três pontinhos do canto superior direito…

Gerenciar apps

… e escolha Outras configurações:

Outras configurações

3. Clique em Apps padrão (sic):

Apps padrão

4. Clique em Mensagens:

Mensagens

5. E marque o aplicativo desejado. No meu celular, só aparece o da Google porque é o único. Como os apps de mensagens costumam usar o mesmo nome, o da Google é o que tem esse ícone de dois balões azuis sobrepostos:

Google Mensagens

Após ativar o app como padrão, ele passará a receber e enviar SMS. Para enviar RCS também, o número destinatário precisa estar usando um app compatível com o recebimento de RCS, que pode ou não ser o Google Mensagens.

Ainda não tive a oportunidade de fazer testes usando aplicativos diferentes para enviar e receber as mensagens, mas a ideia do RCS é exatamente essa. Quando usamos o protocolo de uma rede específica, seja WhatsApp ou Telegram, só conseguimos nos comunicar com pessoas que têm o mesmo aplicativo. Mas com o protocolo RCS, a ideia é que cada pessoa opte pelo aplicativo que desejar e todos se comuniquem entre si.

Já conhece outros aplicativos de mensagens compatíveis com RCS? Eu realmente vou gostar de saber porque ainda não tive sucesso testando outros apps.

Até mais!

Pix meutedio arroba mail ponto com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.