quinta-feira, 4 de abril de 2024

Luz forte, luz fraca, watts e lúmens 💡

Continuo aproveitando meu atual hiperfoco em iluminação doméstica para compartilhar minha experiência. Dentre minhas muitas descobertas em iluminação, tenho me entretido testando lâmpadas mais ou menos potentes.

Para quem mora em casa mais sofisticada com dimmer ou lâmpadas inteligentes, aviso que este texto não é sobre isso, é sobre lâmpada LED E27 para instalação simples, sem bluetooth nem wi-fi.

Como contei no texto sobre temperatura, optei por luz âmbar de 3000 K para toda a casa, mas a luminosidade varia entre os cômodos. Vou contar aqui como está atualmente, depois de muito “tira e põe” de lâmpada.

Quanto maior a potência da lâmpada, em Watts, mais energia elétrica ela gasta e mais ela ilumina. Essa luminosidade é calculada em lúmens.

Todas as lâmpadas citadas aqui usam tecnologia LED.

🛏️ Quartos e sacada: 9 W

Meu primeiro experimento foi com lâmpadas de 9W com 803 lúmens. Testei em vários cômodos e serviram muito bem para os quartos de dormir e para a sacada.

As lâmpadas que comprei são da marca Kian, mas de cinco, uma parou de funcionar em poucas semanas de uso; portanto, não recomendo essa marca. Sugiro que pesquise marcas como Avant, Elgin, Osram, Ourolux e Taschibra, dentre outras.

🚿 Banheiro: 25 W

Cozinha e banheiro, eu já sabia que precisariam de lâmpadas mais fortes.

No banheiro, o plafon com a lâmpada de 50W não estava cobrindo o buraco do teto, então optei por colocar uma lâmpada de sobrepor de 25 W com 2125 lúmens.

Só que agora já estou achando essa luz fraca e querendo arranjar um plafon grande para colocar de novo a lâmpada de 50 W. Sem falar que o soquete E27 me dá liberdade para trocar a lâmpada quando bem entendo, enquanto a lâmpada de sobrepor dá muito trabalho para colocar e tirar.

Por enquanto, vou tentar me acostumar com essa lâmpada porque o eletricista me cobrou muito caro para instalá-la.

🧶 Sala: 30 W

A sala é o cômodo da casa onde passo a maior parte do tempo, já que é onde está meu escritório, onde faço minhas refeições e também um dos cômodos onde gosto de fazer crochê, quando não faço na sacada.

Testei a lâmpada de 9W na sala por um tempo, mas precisava acender também uma luminária de mesa para fazer crochê à noite.

Hoje chegou uma lâmpada com ventilador que tem três temperaturas de cor. Gostei muito do resultado da luz âmbar (3000 K) na sala. A lâmpada é de 30 W com 2400 lúmens.

Lâmpada ventilador E27

Essa lâmpada tem um controle remoto para mudar a temperatura de cor e a intensidade do ventilador, incluindo um timer para desligá-lo, o que é ótimo em quarto de dormir. Espero que dure, tanto a lâmpada quanto o controle.

Controle remoto da lâmpada

Como é E27, fácil de tirar e colocar, essa lâmpada com ventilador provavelmente vai circular pela casa. Atualmente, estamos num outono chuvoso com noites frescas, mas nas noites quentes, ela deve passar uma temporada no meu quarto.

🚰 Cozinha: 50 W

A cozinha era único cômodo da casa que já tinha uma luminária spot ao invés de um lustre horroroso, assim não precisei colocar plafon simples. Coloquei uma lâmpada de 50 W com 4500 lúmens e estou muito satisfeita. Não é um cômodo em que costumo passar muito tempo à noite, mas às vezes preciso para lavar as vasilhas.

Bom, é assim que está minha casa hoje, amanhã já não sei porque achei muito divertido esse negócio de ter lâmpadas de várias intensidades para trocar de acordo com a necessidade ou vontade.

Até mais!

Pix meutedio arroba mail ponto com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.